Se você usa um iPhone , iPad ou Mac, segunda-feira é o dia em que tanta coisa pode acontecer…
Hoje, dia 02 de junho de 2014 às 13:00 no Brasil, um executivo da Apple – provavelmente CEO Tim Cook – vai subir no palco do Moscone Center de San Francisco para lançar o keynote para a anual Worldwide Developers Conference da empresa para revelar a próxima geração de software para todos os seus dispositivos.
O novo sistema operacional movel iOS 8 e o OS X 10.10 serão mostrados ao público pela primeira vez , cada um com uma abundância de novos recursos.
O software não vai realmente chegar a dispositivos de consumo durante os proximos meses, mas o evento irá apontar o caminho para os usuários da Apple. A pergunta que sempre fica no ar neste momento é: A Apple vai nos surpreender com inovações ou vai ser complacentes com as atualizações
Segundo os rumores que tenho lido nestes ultimos dias, aqui está o que a Apple (provavelmente) tem reservado para nós na WWDC 2014 de hoje:
iOS 8
A nova versão do software da Apple móvel , iOS 8 (confirmado em fotos) , provavelmente não será um salto tão grande como o do ano passado para iOS 7.
A Apple fez uma revisão de projeto completo da última vez, e, ao mesmo tempo adicionando uma grande quantidade de novas características.
Provavelmente Apple vai estrear algumas características importantes no iOS 8 , e nós seremos capazes de visualizar para onde a empresa vai direcionar a tecnologia móvel nos proximos meses.
Healthbook
Se você possui um smartphone , as chances são que você provavelmente tem pelo menos um aplicativo do setor de saùde em execução , pedômetro, rastreador de sono ou um aplicativo para dieta. Muitas pessoas têm vários aplicativos de saùde. Agora, pelo que parece, a Apple esta à beira de criar o seu próprio , um app centralizada chamada Healthbook .
Um post do 9to5Mac descreve o Healthbook em detalhes, indicando que ele seria capaz de registrar os passos durante a nossa jornada , a frequência cardíaca , a hidratação , a nutrição , o nível de açúcar no sangue e outros fatores. Cada um deles existiria como um “cartão ” dentro do aplicativo.
O iPhone 5S tem um co-processador de movimento M7 que é capaz de captar um pouco do que os dados (principalmente passos durante uma caminhada ), mas a maioria dos cartões do Healthbook necessitariam de aplicativos e dispositivos de terceiros para obter as informações do corpo – o que leva à conclusão de que Healthbook provavelmente vai funcionar mais como um hub centralizado para aplicativos de fitness em vez de ser a própria tentativa da Apple em um. Healthbook provavelmente vai funcionar mais como um hub centralizado para aplicativos de fitness.
Há uma outra possibilidade : a de que o Healthbook possa trabalhar em conjunto com o iWatch que , teoricamente, teriam os sensores necessários para obter todos os dados . A Apple normalmente não apresenta hardware móvel importante na WWDC , o que poderia significar Healthbook não chegará até o final do ano, ou uma versão mais básica serà apresentada segunda-feira.
Atualização de Mapas
Desde sua estréia fracassada em 2012 , a Apple tenta furiosamente melhorar o Maps, que agora não é de todo ruim . Com base em aquisições e rumores, Maps irá finalmente suportar as indicações para o transporte público . Ele também vai obter melhores pontos de interesse (POI) , incluindo os aeroportos , parques e rodovias , de acordo com 9to5Mac .
Tela dividida para iPad
Tanto o Windows e Android ( pelo menos alguns dispositivos ) podem exibir dois aplicativos que trabalham na tela simultaneamente. Por enquanto o iPad não tem esse recurso , a Apple pode estar planejando apresentá-lo no iOS 8. Isso aumentaria enormemente o uso do tablet como uma plataforma para a produtividade, embora o recurso não é declaradamente pronto para ser revelado na WWDC .
Melhorias no Siri
A cada versão do iOS , a Apple focaliza em algumas melhorias para o seu assistente de voz . Siri poderà ganhar algumas novas habilidades , agora que concorrentes como a Microsoft Cortana têm demonstrado o valor dos lembretes e da assistencia ” pró-ativa “, como dizer as horas todos os dias em vez de esperar que o usuario pergunte . Os desenvolvedores poderam até , finalmente, obter um Siri SDK.
Surpresas…
O OS X tem notificações interativas – isto é , as notificações que você pode responder sem ter o aplicativo aberto – então por que não iOS ? Isso pode estar chegando no iOS 8 , junto com um aplicativo independente para iTunes Radio. Vários perfis de usuário para o iPad tem sido uma demanda frequente ;serà desta vez que a Apple vai trabalhar nisso? E uma atualização do iCloud que concede backups gratuitos para iPhone e iPad , e automaticamente sincroniza vídeos para o Photo Stream, seriam muito apreciados.
Considerando que no ano passado o iOS passou por uma grande reformulação , agora é a vez do OS X . OS X 10.10 provavelmente será chamado de Yosemite ou El Cap , com base em banners em exposição no Moscone Center , e contará com uma revisão de design , de acordo com rumores.
Novo design
Plataformas de desktop e móveis da Apple nunca foram tao diferentes. Quando iOS abandonou texturas, assimindo um design plano no iOS 7 , Mac OS X seguiu um pouco essa estrada , mas não foi longe o suficiente . Ícones do sistema e de aplicativos ainda estao muito texturizado.
Ao mesmo tempo , a interface do usuário básica de aplicativos da Apple tais como iTunes, iPhoto e Aperture é muito atrasada para uma atualização . Outros serviços de música , incluindo o Xbox Music and Google Play , têm mostrado o quão bem uma forte interface visual pode funcionar, enquanto Adobe Lightroom supera completamente a experiência em aplicativos de fotos da Apple. É hora de mais um pouco de tempero na iLife .
Airdrop para iOS
OS X tem um recurso chamado AirDrop . iOS tem um recurso chamado AirDrop . Por que um não é compativel com o outro? Este problema deve estar no topo da lista da Apple para corrigir no OS X 10.10.
Siri no Mac
A implantação de Siri no Mac em Mavericks era esperada, mas isso nunca aconteceu. Agora que o Google começou a empurrar a busca por voz onde quer que ele pode ( recentemente a feature foi liberada para o Google Maps no iOS ) , a Apple pode finalmente ter o incentivo de que necessita para levar a Siri para o OS X.
Surpresas..
Apple pode surpreender com um recurso inesperado, como o suporte para impressão em 3D, exportação mais fácil de listas de reprodução do iTunes para outros serviços ou até mesmo o iTunes para o iCloud – que permitam a reprodução de conteúdo do iTunes através de um navegador web. O que pode não ser tão absurdo assim, no entanto, é a perspectiva de que o OS X 10.10 poderia ser liberado aos usuários por meio do programa beta , que a Apple recentemente abriu ao público.
Na semana passada , o Financial Times publicou um post que disse que a Apple iria lançar uma nova iniciativa de smart-home no WWDC .
Os rumores falam de um sistema para que os desenvolvedores possam integrar facilmente seus aplicativos em um hub centralizado, permitindo aos usuários controlar eletrodomésticos à partir de um iPhone, tudo com um experiência de usuário bem consistente .
Mas sucessivamente um outro post jogou um pouco de água fria sobre esse boato, dizendo que a suposta iniciativa de Smart-home da Apple era apenas um programa de certificação.
Os fabricantes poderiam candidatar-se a uma etiqueta ( semelhante ao “Made for iPhone) , desde que seus produtos atendessem a determinados critérios.
O WWDC geralmente não é o momento para se apresentar um novo hardware – pelo menos não de hardware móvel. Nos últimos dois anos , a Apple lançou o Mac Pro (2013 ) e o MacBook Pro com Retina Display ( 2012) na conferência. Mas, considerando a falta de vazamentos credíveis os preparativos para a mostra deste ano de 2014 poderia não ser o ano de uma apresentação de hardware notável .
Claro, tem havido rumores, o mais tentador seria a possibilidade de um MacBook Air com Retina Display de 12 polegadas. Mas, considerando que a Apple ja deu uma refrescada na linha do MacBook Air, dificilmente teremos novidades nessa area.
A nova Apple TV também tem sido alvo de rumores , mas isso parece improvável.
Todo mundo espera que a Apple possa lançar um iWatch este ano, mas com toda a probabilidade , WWDC não será o lugar onde iremos vê-lo. É claro que qualquer tipo de projeto aplicativo de fitness ou Healthbook irá sugerir fortemente a sua existência , mas a primeira incursão da Apple no setor de wearables vai ter que esperar .
Olhando pra frente…
Apple com certeza vai agitar suas plataformas de software nesta segunda de manhã e os desenvolvedores de iOS e OS X poderao explorar as inumeras possibilidades. Quando a cortina abaixar no keynote da WWDC , serà realmente apenas o começo.
Quem quiser acompanhar o keynote ao vivo diretamente do Moscone Center clique aqui http://live.blogdoiphone.com ao vivo no blog do iPhone.