A melhor Carta de Apresentação da humanidade

Milao, vista do alto do terraço da catedral, o Duomo.

Milao, vista do alto do terraço da catedral, o Duomo.

Até um gênio do Renascimento precisou procurar emprego um dia. Em 1480, um jovem Leonardo da Vinci estava fugindo de Florença, na Itália (Cidade onde eu tive a oportunidade de viver durante 8 anos), lugar que já estava cheio daqueles que compartilhavam de sua profissão: artista.

Indo para Milão, minha atual cidade, onde vivo ha mais de 7 anos, na época governada por Ludovico Sforza (que buscava aumentar o nível cultural da cidade em comparação com Florença e Veneza), Da Vinci logo pensou em trabalhar para ele.

Sabendo da predileção de Sforza por guerras, Leonardo fez o que qualquer pessoa inteligente faria: utilizou o conhecimento que tinha para propor invenções bélicas, ou seja, adequando seus conhecimentos para a necessidade do empregador.

Confira na íntegra a carta que ele escreveu…

Meu ilustríssimo senhor

Tendo agora visto o suficiente e considerado os feitos de todos que se consideram mestres da criação de instrumentos bélicos, e tendo notado que a criação e utilização de tais instrumentos não possuem diferenças para aqueles de uso comum, eu me proponho, sem querer tirar o crédito dos outros, a me fazer ser entendido por Vossa Excelência para poder, assim, revelar meus segredos e oferecê-los ao seu completo dispor, e, no momento certo, trazer, de forma completamente funcional e efetiva, todas as coisas que descrevo brevemente aqui a seguir:

1 – Eu possuo planos para pontes leves, fortes e portáteis, que serviriam para seguir e, em algumas ocasiões, fugir dos inimigos, e outras, resistentes e indestrutíveis, seja por fogo ou em batalha, fácil e conveniente para levantar e mudar de posição. Também possuo planos capazes de queimar e destruir as pontes inimigas.

2 – Eu sei como remover água de diques e fossos e como produzir um número infinito de pontes, escudos gigantes, escadas e outros instrumentos necessários para tal empreitada.

3 – Em caso da impossibilidade de, durante a realização do sitiamento de um terreno, procedê-lo com um ataque por causa da inclinação ou das dificuldades de posicionamento e locação, eu possuo métodos de destruir qualquer fortaleza ou outra construção, a não ser que tenha sido criada sobre uma pedra.

4 – Eu também possuo tipos de canhões mais convenientes e portáteis, com os quais é possível atirar pequenas pedras como uma chuva de granizo; e a fumaça dos canhões instalará grande medo, além dos graves danos e confusão.

5 – Além disso, tenho meios de chegar a um lugar designado previamente através de minas e passagens subterrâneas secretas, construídas sem nenhum barulho, mesmo que seja necessário passar por debaixo de diques, poços ou rios.

6 – Também farei veículos cobertos, seguros e inatacáveis, que irão penetrar as forças inimigas e suas artilharias, e não existe nenhum exército de homens armados que meus veículos não atravessariam. E, atrás deles, a infantaria andaria sem nenhum dano ou bloqueio.

7 – Também, em caso de necessidade, eu farei canhões, mísseis e morteiros com designs bonitos e funcionais, que são bem diferentes do comum.

8 – Onde o uso de canhões for impossível, eu criarei catapultas, manganelas e outros instrumentos de eficiência sensacional que poucas pessoas usam. Resumindo, de acordo com o que as circustâncias pedem, eu farei infinitos itens para ataque e defesa.

9 – E em caso de batalhas marítimas, eu possuo exemplos de diversos instrumentos que são perfeitamente utilizáveis tanto para ataque ou defesa, além de embarcações que irão resistir ao fogo dos mais pesados canhões.

10 – Em tempos de paz, eu acredito que posso realizar um magnífico trabalho em qualquer outro campo da arquitetura, como a construção de prédios públicos ou privados e a transição de grandes quantidades de água de um lugar para outro.

Eu também posso executar esculturas em mármore, bronze e argila. Da mesma forma, posso executar qualquer pintura, com capacidade de desenhar tudo tão bem quanto qualquer outro, seja ele quem for.

Em meu trabalho, posso me comprometer com cavalos de bronze, que serviriam para imortalizar e eternizar a glória e a honra da auspiciosa memória de vosso pai, e a ilustre casa de Sforza.

E caso qualquer um dos pontos acimas pareçam impossíveis ou impraticáveis, eu estou mais do que disposto em demostrá-los em qualquer lugar que agrade Vossa Excelência, para quem eu me recomendo com toda humildade possível.

hp badgeFica claro que o segredo para conseguir a atenção de um potencial empregador passa pela “carta de apresentação”. Muitas vezes esquecida e ofuscada em comparação com o CV, mas que possui um enorme significado, apenas pelo fato de nos permitir mostrar em poucos segundos ao recrutador que estamos respondendo em uma maneira “mirada” à oferta de trabalha e que a lemos e a estudamos antes de enviar a nossa candidatura.

Outro aspecto importante é que, ao enviar a candidatura via e-mail, a carta deve estar no “corpo do texto” do email e não anexada em formato PDF ou doc ,  somente o  CV deve ser anexado.

O recrutador irá ler a carta de apresentação e somente se essa for interessante e direcionada irá abrir o arquivo em anexo.

Agora vem a parte boa: para personalizar uma carta de apresentação você não precisa escrevê-la do zero a cada vez. Na maioria dos casos é suficiente variar uns 20-25% do texto em função da oferta a qual você está respondendo.

Como? Nesses ultimos 15 anos, me movendo no ambiente corporativo por aqui em quase 20 empresas de pequeno, medio e grande porte e principalmente lendo muito sobre esse tema, eu acredito ter identificado algumas características e dicas interessantes relativas à escritura de uma boa carta de apresentação. Claro que por mais que eu tenha, em uma certa maneira, seguido os passos de Da Vinci, que depois de um certo tempo deixou a magnificência de Firenze para tentar carreira (muito bem sucedida por sinal) em Milão , nenhuma das minhas cartas chegarão aos pés do exemplo que citei de Leonardo da Vinci mas pelo menos, essas dicas unidas à um bom CV me garantiram até hoje, ótimos empregos por aqui. Vamos ver então esses três breves passos :

1) Em primeiro lugar, fica proibido , absolutamente qualquer abertura impessoal como: “Querida empresa”, “Querida sociedade” ou “ao gerente de pessoal”! A carta de apresentação deve ter um destinatário de e-mail não-genérico. Se você souber o nome da pessoa a quem você está enviando, melhor ainda, caso contrário: “Cordial  Apple Inc.”, etc … escrever o nome da empresa é crucial para passar a idéia de que vocé esta ciente de  ter enviado a sua candidatura “exatamente” e “exclusivamente” para eles.

2) um método para dar ao recrutador, imediatamente, a impressão de ter encontrado o “candidato perfeito para o emprego” é repetir alguns dos conceitos e requisitos que a empresa apresentou no texto da oferta. Por exemplo, se na oferta for necessário “conhecimento de Autocad e Solidworks 3D”,  reforce teu conhecimento e experiência nesta àrea jà nas primeiras linhas da carta: “Me considero, efetivamente, em posse dos requisitos profissionais apresentados no anúncio, em particular, no que se refere à Autocad e Solidworks, aplicativos que conheço muito bem, como é possível observar com mais detalhes no meu curriculum vitae em anexo. ”

imprendoOu, por exemplo, se um dos requisitos for  “vontade de viajar frequentemente,” inserir na carta: “em meus trabalhos anteriores, tive a oportunidade de fazer várias viagens por todo o país que me deram a oportunidade de alargar o âmbito profissional. Sendo assim, estou muito interessado em um trabalho que me dê a oportunidade de fazer viagens entre clientes e fornecedores,  nacionais e eventualmente internacionais. ”

Outro exemplo, simples mas eficaz: em um anúncio para o processamento da folha de pagamento do pessoal, que exige “experiência anterior” no trabalho. Na carta insira a frase: “Eu possuo mais de dois anos de experiência em processamento de folha de pagamento. Um trabalho que me apaixona e ao qual desejo dar continuidade.” Isso vale para qualquer tipo de emprego, obviamente.

3) Deixe claro na tua carta, o fato que, antes de se candidatar ao cargo, você se informou e estudou sobre a empresa e seus produtos! Como? Dizendo claramente, talvez pela inserção de uma frase no final, tipo: “como eu me interessei muito por este emprego, tomei a iniciativa de navegar no site e devo admitir que fiquei fascinado por seus produtos e pelos resultados obtidos pela sua equipe, que espero em breve, poder fazer parte! ”

cablagemObviamente, isso não é suficiente se você não anexou um bom curriculum, não me refiro ao fato de voce ter trabalhado na NASA mas sim, a um curriculum interessante, bem escrito e organizado, que ressalte as tuas qualidades profissionais e não somente… porém esse é um tema para um outro post.. que escreverei em breve.

Concluo com aquela que parece ser a principal objeção ao se escrever uma carta de apresentação elaborada e personalizada:  Muitas pessoas dizem que “No tempo que se gasta para preparar uma carta de apresentação personalizada, já se teria enviado outras 100”.  Minha resposta é basica e simples: Um franco-atirador para acertar o alvo, não atira em uma centena deles com uma arma automática, ele atira em somente um, com um rifle sniper, e o resultado é certamente garantido – E olha que eu sou pacifista,hein?

Espero que você possa aproveitar algumas dessas minhas dicas e compartilhar esse artigo e outros aqui do blog com teus amigos e colegas.

Um abraço,

Jair Ribeiro

2 pensamentos sobre “A melhor Carta de Apresentação da humanidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s