A origem do Photoshop

jennifer in paradise

Aqui na Europa, estamos no verão e estamos chegando no período de férias…e férias fazem rima com fotografia, e fotografia faz rima com Photoshop… férias e fotografia tem ocupado uma grande parte dos meus pensamentos ultimamente e pra reforçar ainda mais, hoje de manhã encontrei um artigo do blog “Papo de homem” que falava exatamente do “nascimento” desse software que revolucionou o tratamento de imagens e a gráfica em geral desde o final da decada de 80.

Hoje em dia, qualquer smartphone possui dezenas de apps especializadas em modificar quase em tempo real as nossas fotos mas poucos tem idéia de como isso tudo surgiu ha quase 30 anos atrás.

Esse post, reproduz um pouco da historia da criação do Photoshop que deu inicio a toda essa revolução na informatica e que hoje é presente nas nossas vidas.

Em 1987, John Knoll e sua namorada, Jennifer, estavam em viagem de descanso quando a foto foi tirada. O casal foi à Bora Bora, ilha da Polinésia Francesa localizada no Oceano Pacífico.Depois de um período cansativo de 70 horas semanais de trabalho na Industrial Light & Magic, empresa de efeitos especiais da Lucasfilm, nada melhor que uma praia paradisíaca para recarregar as baterias — na época, eles haviam acabado de trabalhar no filme Uma Cilada para Roger Habbit.

“Foi um momento verdadeiramente mágico para nós. Na verdade, meu marido me pediu em casamento mais tarde, no mesmo dia, provavelmente logo após a foto.”

Quem disse isso foi Jennifer, que se tornaria esposa do co-criador do Photoshop. Mais tarde, Knoll usaria a foto do topless de sua mulher como a primeira imagem manipulada no Photoshop.

Pixar Image ComputerEnquanto trabalhava na ILM, ele teve contato com um hardware chamado Pixar Image Computer, um dos primeiros que poderiam ser utilizados para manipular imagens.

“O fato é que você poderia ter uma imagem de filme, digitalizá-lo e transformá-lo em dígitos e, em seguida, manipular esses números e colocá-lo de volta para pedaço de filme — isso significava, literalmente, não haver limites para o que você poderia fazer no meio disso tudo”.

John ficou encantado com a engenhoca que custava centenas de milhares de dólares e era tão complexa que apenas pessoas treinadas conseguiam fuçar em seu software.

Como tudo o que é encantadoramente criado, o destino mandou bala na coincidência e, na mesma época, um homem chamado Thomas estava trabalhando em um projeto de doutorado para a Universidade de Michigan que tinha tudo a ver com essa história. Era um software similar que poderia ser executado em um Macintosh Plus, muito mais barato e mais simples.

Pixar Image Computer manThomas Knoll era irmão de John Knoll.

Vendo o potencial do projeto de doutorado, John ficou no pé do irmão para melhorá-lo, pois seria algo que pudessem vender. E aí que voltamos na foto do topless da Jennifer.

Para demonstrar o “produto” que tinham em mãos, a dificuldade — lembrem-se, estamos em 1987 — era encontrar imagens digitalizadas para fazer os testes. Com isso, John foi visitar uns amigos no laboratório de tecnologia avançada da Apple e usou, lá, um scanner de mesa, outro artigo bem raro na época. A única foto que ele tinha que caberia no tamanho do scanner era a da sua mulher na praia.

E assim, a imagem Jennifer in Paradise.tif se tornou a primeira “photoshopada” e, para comemorar o aniversário de 20 anos do Photoshop (que foi oficialmente lançado em fevereiro de 1990), John Knoll revisitou seus primeiros testes em um vídeo que foi disponibilizado no YouTube em 2010:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s